Agência Panafricana de Notícias

UE e Mauritânia assinam novo acordo de pesca

Bruxelas, Bélgica (PANA) – A União Europeia (UE) e a Mauritânia assinaram um novo acordo de pesca duma duração de quatro anos, anuncia um comunicado da Comissão Europeia transmitido esta segunda-feira à imprensa.

Segundo o comunicado, o novo acordo de pesca prevê possibilidades de capturas para sete categorias de navios, designadamente os de pesca de crustáceos, exceto lagosta e caranguejo, traineiras não congeladoras e palangreiros de fundo de pesca de badejo, bem como barcos de pesca das espécies demersais diferentes do badejo.

Além disso, o novo acordo autoriza a pesca nas águas territoriais mauritanas para atuneiros cercadores, atuneiros com cana e palangreiros, bem como traineiras congeladoras e navios de pesca pelágica fresca.

Em virtude do novo protocolo, o Estado mauritano receberá anualmente, da União Europeia, 59 milhões e 125 mil euros com base num total admissível de capturas de 261 mil toneladas e numa tonelagem de referência de 20 mil toneladas de algumas categorias correspondentes a uma soma de 55 milhões de euros por ano.

Por outro lado, a UE concederá ao Estado mauritano quatro milhões e 125 mil euros por ano, destinados a apoiar o desenvolvimento da política setorial das pescas.

-0- PANA AK/IS/IBA/FK/DD 12out2015