Agência Panafricana de Notícias

UE e Argélia lançam projeto de parques tecnológicos

Bruxelas, Bélgica (PANA) - Um novo projeto foi lançado entre a Agência Nacional de Promoção de Desenvolvimento dos Parques Tecnológicos (ANPT) da Argélia e um consórcio europeu composto pelo Ministério alemão da Economia e Energia e pela Fundação Antipolis (FSA) de França, anunciou terça-feira um comunicado da Comissão Europeia.

Financiado com cerca de um milhão e 400 mil euros pela União Europeia, o projeto foi implementado no quadro dum acordo de associação entre a União Europeia (UE) e a Argélia, devendo ser gerido pelo Ministério do Comércio argelino através da unidade do programa de geminação no quadro da aplicação do Acordo de Associação entre as duas partes.

Lançada para uma duração de 24 meses, a geminação deve permitir o estudo das melhores práticas nesta matéria para as duas partes.

O empreendimento pretende desenvolver atividades baseadas nas TIC (Tecnologias de Informação e Comunicação) e nos utentes correspondentes, a fim de contribuir para a aplicação dum ecossistema favorável ao desenvolvimento destes recursos.

A aplicação desta geminação permitirá melhorar a rede de parceria com o fito de melhorar e reforçar o enquadramento da pesquisa-desenvolvimento das TIC, bem como reexaminar o processo de incubação e dinamizar o Parque Cibernético de Sidi Abdellah na Argélia.

-0- PANA AK/IS/MAR/DD 25julho2017