Agência Panafricana de Notícias

UE doa 1 milhão de euros ao Instituto Oceanográfico Maurício

Port-Louis- ilhas Maurícias (PANA) -- A União Europeia (UE) ofereceu 50 milhões de rupias (mais de um milhão de euros) ao Instituto Oceanográfico Maurício (MOI) para a execução dum projecto panafricano, soube a PANA quarta-feira junto da direcção deste instituto.
Este instituto foi designado pela Comissão do Oceano Índico (COI) para ser o centro técnico regional de referência para este projecto que funciona por conta das ilhas Comores, do Quénia, de Madagáscar, das ilhas Maurícias, de Moçambique, das ilhas Seicheles e da Tanzânia.
O director do MOI, Mitradev Bhikajee, declarou que o Instituto vai instalar uma unidade de oceanografia para identificar zonas de pesca potencial na região antes do próximo ano.
Este projecto, acrescentou, ajudará na prepração dos boletins de pesca que servirão para orientar os pescadores para zonas ricas em peixe.
"A tarefa do MOI será igualmente desenvolver novos sistemas e serviços operacionais úteis para o acompanhamento das pescas e a gestão dos recursos haliêuticos e a observação do oceano", disse Bhikajee.
Ele indicou que o Instituto visa igualmente melhorar o acesso na região aos dados dos satélites de observação da terra, através da instalação duma antena de recepção e de acordos para uma disponibilização gratuita dos dados.