Agência Panafricana de Notícias

UE desemobolsa 1,6 bilião de euros para ajuda humanitária em África

Bruxelas, Bélgica (PANA) – A União Europeia (UE) aprovou quarta-feira o financiamento de ações de ajuda humanitária no montante recorde de um bilião e 600 milhões de euros, dos quais 385 milhões de euros reservados a África.

Os países contemplados por este crédito são o Sudão do Sul, a República Centroafricana (RCA), a República Democrática do Congo e a região do Sahel, enquanto uma quantia de 32 milhões de euros está reservada aos países da África do Norte.

Ao anunciar a decisão, o comissário da UE para a Gestão das Situações de Crise, Christos Styllianides, precisou que deste orçamento 10 porcento estão consagrados à educação nas situações de emergência, « a fim de dar às crianças os instrumentos para construir um futuro melhor ».

Ele acrescentou que, tendo em conta os efeitos crescentes da mudança climática, a União Europeia ajudará as comunidades vulneráveis a melhor preparar-se face às catástrofes naturais.

Outras zonas do mundo beneficiarão da ajuda humanitária europeia. « Devido aos conflitos de longa duração, no Médio Oriente e em África, e ao impacto crescente da mudança climática no mundo inteiro, as crises humanitárias duplicam de intensidade e os conflitos ameaçam o encaminhamento da ajuda para os mais desfavorecidos”, sublinhou o comissário europeu.

-0- PANA AK/BEH/SOC/FK/IZ 31jan2019