Agência Panafricana de Notícias

UE desembolsa 20 milhões de euros para ajuda humanitária no Sudão do Sul

Bruxelas, Bélgica (PANA) – A Comissão Europeia concedeu 20 milhões de euros suplementares para as ajudas humanitárias desembolsadas a favor do Sudão do Sul na sequência do recrudescimento da crise humanitária e de segurança neste país, informou esta segunda-feira a imprensa italiana.

A Comissão Europeia indicou que estas ajudas foram concedidas para garantir serviços médicos e ajudas alimentares urgentes a favor de quase 40 mil pessoas expostas a ameaças de fome.

Qualificou os sofrimentos dos civis neste país de « catastróficos » devido a combates permanentes no Estado há dois anos, deplorando os problemas a que os trabalhadores humanitários fazem face para chegar aos necessitados.

O comissário europeu para a Gestão de Conflitos e Ajudas Humanitárias, Christos Stylianides, apelou para a necessidade de intensificar as ações destinadas a aliviar os sofrimentos das pessoas, insistindo na necessidade da cessação de todas as violações dos direitos dos civis e do Direito internacional humanitário.

A nova soma eleva o nível das ajudas concedidas pela Comissão ao Sudão do Sul e aos países vizinhos para quase 165 milhões de euros para o ano de 2015.

-0- PANA AD/IN/BEH/FK/IZ 21dez2015