Agência Panafricana de Notícias

UE desembolsa 12 milhões de euros para promover trocas entre Mayotte e ilhas Comores

Bruxelas, Bélgica (PANA) – A União Europeia (UE) desembolsou 12 milhões de euros para promover o desenvolvimento da cooperação transfronteiriça entre o território francês de Mayotte e as ilhas Comores, ambas situadas no Oceano Índico.

Segundo um comunicado da Comissão Europeia transmitido esta quarta-feira à imprensa, os fundos desembolsados, no quadro do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, visam aumentar as trocas comerciais nos setores chaves para a economia da zona, tais como a transformação agroalimentar, as tecnologias de informação e comunicação, o transporte marítimo, a saúde das populações e as capacidades de socorros às pessoas, bem como a mobilidade no ensino.

A ilha de Mayotte fazia parte da República das Comores antes de se separar dela, na sequência dum referendo no termo do qual a maioria dos habitantes de Mayotte escolheram permanecer parte de França. No entanto, as populações das duas entidades manteram laços muitos fortes.

As Comorianas escolhem dar à luz na iha de Mayotte, não sem perigo, já que é preciso atravessar, em embarcações frágeis, a parte do Oceano que separa Mayotte da República das Comores. Os pais esperam assim poder tornar-se Franceses, pois as crianças nascidas em França obtêm de facto a nacionalidade francesa.

-0- PANA AK/BEH/FK/TON 4nov2015