Agência Panafricana de Notícias

UE desembolsa 10 milhões de euros suplementares a favor de refugiados burundeses

Bruxelas, Bélgica (PANA) – A União Europeia disponibilizou dez milhões de euros suplementares a favor de Burundeses refugiados nos países vizinhos devido a atos de violência graves iniciados desde o anúncio em abril de 2015 pelo então Presidente cessante, Pierre Nkurunziza, da sua candidatura a um terceiro mandato à frente do país em violação da constituição, soube-se de fonte oficial em Bruxelas.

Estes créditos elevam a 22 milhões de euros o total da ajuda humanitária concedida pela UE em 2016 a favor dos Burundeses necessitosos dos quais cerca de 260 mil refugiados nos países vizinhos, cuja metade é composta por crianças, segundo relatórios de Organizações Não Governamentais (ONG) que operam no país, indica um comunicado europeu.

Por ocasião da entrega deste fundo, o comissário europeia para a Ajuda Internacional e Gestão das Crises, Christos Styllianides declarou que « a UE continua determinada a apoiar o povo burundês nestes tempos difíceis, por que a situação humanitária da população continua preocupante”.

Até agora, é a Tanzânia que acolheu o maior número de refugiados burundeses, ou seja 140 mil agrupados no campo Nyarungusu, ao passo que outros refugiados se encontram no Rwanda e na República Democrática do Congo (RDC).

Segundo o comunicado, entre as necessidades humanitárias mais urgentes figuram o fornecimento de abrigos e a proteção dos mais vulneráveis.

-0- PANA AK/IS/MAR/DD 4junho2016