Agência Panafricana de Notícias

UE denuncia ataques aéreos contra alvos civis na região sudanesa de Kordofan-Sul

Cartum, Sudão (PANA) - A delegação da União Europeia (UE) no Sudão exprimiu a sua preocupação por "bombardeamentos aéreos contra alvos de caráter civil" no Estado do Kordofan-Sul, no oeste do país.

Um comunicado, recebido pela PANA domingo em Cartum, indica que a delegação da UE no Sudão "está preocupada pelos relatórios sobre bombardeamentos aéreos ocorridos a 1 e 2 de maio de 2014 contra o centro médico Mother of Mercy, nas montanhas Nouba em Kordofan-Sul".

Segundo o direito humanitário internacional, hospitais são bens de caráter civil protegidos e a indistinção entre objetivos militares e bens da população civil constitui um ataque sem discriminação e constitui de fato um crime de guerra, lê-se no documento.

"A delegação da União Europeia apela aos beligerantes, designadamente o Governo do Sudão e o SPLM-N (Movimento de Libertação do Povo Sudanês-Norte), para facilitarem o acesso total e sem delongas do pessoal humanitário às populações civis afetadas pelo conflito", de acordo com a nota.

Exortou-os a não pouparem nenhum esforço nas negociações em curso com o objetivo de alcançar rapidamente uma resolução pacífica do conflito em Kordofan-Sul e no Nilo Azul, sob a égide do Grupo de Alto Nível da União Africana e da Autoridade Intergovernamental sobre o Desenvolvimento (IGAD, sigla em inglês).

-0- PANA MO/SEG/ASA/BEH/JSG/MAR/DD 12maio2014