Agência Panafricana de Notícias

UE defende Governo de União para combater Estado Islâmico na Líbia

Tripoli, Líbia (PANA) - A comissária da União Europeia (UE) e alta representante para a Política Estrangeira e Segurança, Federica Mogherini, afirmou que a Líbia necessita dum Governo de Unidade Nacional para obter a melhor oportunidade de vencer a organização terrorista Daech (Estado Islâmico) e excluir qualquer intervenção militar estrangeira antes dum acordo de partilha do poder.

« A melhor condição para combater a Daech na Líbia é formar um Governo de reconciliação nacional e trabalhar com ele em parceria para lutar contra a organização e derrotá-la », afirmou Mogherini, citada sábado pela imprensa líbia.

A diplomata europeia falava sexta-feira em Amsterdão, nos Países Baixos, depois duma reunião dos ministros europeus da Defesa à qual assistiu igualmente o secretário-geral da Organização do Tratado do Atlântico Norte (NATO), Jens Stoltenberg.

Nas últimas semanas surgiram debates em redor da possibilidade duma intervenção militar internacional na Líbia para conter o desdobramento dos elementos da Daech, no quadro da campanha de ataques aéreos visando a organização na Síria e no Iraque levada a cabo pela coligação dirigida pelos Estados Unidos.

A UE e a NATO exprimiram a disponibilidade de continuar a ajuda a Líbia e dar mais apoio ao Governo de União Nacional depois da sua composição.

-0- PANA BY/JSG/MAR/TON 06fevereiro2016