Agência Panafricana de Notícias

UE concede oito milhões de euros para eleições gerais no Burundi

Bujumbura, Burundi (PANA) - A União Europeia (UE) vai desembolsar oito milhões de euros para apoiar as operações previstas no processo das eleições gerais de 2015 no Burundi, anuncia um comunicado da Delegação da UE em Bujumbura.

As operações a serem apoiadas financeiramente pela UE são a elaboração do ficheiro eleitoral, a formação dos agentes eleitorais e a organização técnica e material dos diferentes escrutínios.

A ajuda da UE permitirá também apoiar a gestão dos contenciosos ligados ao processo eleitoral bem como as medidas de apaziguamento a favor dum clima eleitoral sereno.

Trata-se assim para a União Europeia de contribuir para que o processo eleitoral burundês seja "livre, transparente, credível, inclusivo" e conforme com as normas internacionais, com o respeito dos valores democráticos e dos direitos humanos.

O comunicado lembra que o processo eleitoral está a ser acompanhado atentamente pela UE, no quadro do diálogo político intensificado com o Governo do Burundi.

Este acompanhamento é feito em conformidade com o artigo 8 do Acordo de Cotonou, assinado no Benin, entre a organização dos 28 e o Grupo dos Países de África, Caraíbas e Pacífico (ACP-CEE) em matéria de cooperação multilateral para o desenvolvimento.

As eleições gerais deste ano estão avaliadas em cerca de 60 milhões de dólares americanos, dos quais mais de metade esperados de doadores bilaterais e multilaterais do país.

-0- PANA FB/JSG/FK/IZ 20jan2015