Agência Panafricana de Notícias

UE concede mais de nove milhões de euros ao Benin contra covid-19

Cotonou, Benin (PANA)  - A União Europeia (UE)  contribuirá com seis biliões 300 mil francos CFA (nove milhões  604 mil  288 euros) para o orçamento do Estado beninense com vista a apoiar esforços envidados na luta contra a pandemia de covid-19 (coronavírus) e mitigar os seus efeitos sanitários e socioeconómicos, anunciou nesta quinta-feira a instituição europeia.

Inicialmente previsto para novembro de 2020, este desembolso financeiro, antecipado pela UE para responder à emergência sanitária e socioeconómica causada pela pandemia da covid-19, permitirá ao Benin “enfrentar e apoiar melhor, no período adequado, uma resposta multidimensional à pandemia", indica a UE.

O apoio também ajudará a aliviar as dificuldades causadas à economia e aos cidadãos beninenses, em particular os grupos mais vulneráveis por este flagelo planetário.

Este fundo, que faz parte duma série de medidas adotadas em meados de maio de 2020 para o Benin, face à pandemia da covid-19, no valor total de 37 biliões 440 milhões de francos CFA ((57milhões 76 mil  912 euros), ajudará a criar um espaço orçamental para enfrentar estas despesas imprevistas do Estado, sem pôr em causa o curso normal do seu desenvolvimento.

Segundo a instituição europeia, a esta soma concedida seguir-se-á  um desembolso financeiro de apoio orçamental, ainda no decurso de 2020, a fim de atenuar, na medida do possível, as despesas necessárias do Estado beninense para ultrapassar as suas dificuldades.

O gesto euroepeu também se inscreve nos progressos registados na execução, pelo Governo beninense, de políticas essenciais para um crescimento económico partilhado e criador de empregos, e para o bem-estar das populações do Benin, bem como para reformas importantes em matéria de governação económica e financeira, de descentralização e de agricultura.

O Benin, refere-se, declarou, a 16 de março último, o seu primeiro caso positivo de covid-19.

O país acumula, a esta data, 572 casos de coronavírus, dos quais nove mortes, 326 pacientes em tratamento e 237 recuperações.

-0- PANA IT/JSG/FK/DD 18junho2020