Agência Panafricana de Notícias

UE concede ajuda humanitária de 15 milhões de euros ao Sudão do Sul

Bruxelas, Bélgica (PANA) - A União Europeia (UE) desembolsou uma ajuda humanitária suplementar de 15 milhões de euros a favor das populações do Sudão do Sul, indica um comunicado da Comissão Europeia transmitido esta terça-feira à imprensa.

Segundo o comunicado, a situação humanitária continua a deteriorar-se no Sudão do Sul, apesar da assinatura do acordo de paz, à qual a UE esteve associada enquanto observadora, sublinhando que todos os trabalhadores humanitários devem ter acesso completo a todas as regiões para fornecer ajuda de sobrevivência.

Mais de quatro milhões de pessoas « sofrem de fome e estão confrontadas com níveis de desnutrição muito elevados, atingindo os limites de emergência », prossegue o comunicado.

A ajuda humanitária europeia deve ser fornecida a mais de dois milhões de pessoas que fugiram das suas casas e às 600 mil outras que se refugiaram nos países vizinhos.

Segundo a UE, os trabalhadores humanitários continuam a ser objeto de atitudes hostis e ataques e, durante estes últimos dois meses, o acesso às populações necessitadas foi restringido, nomeadamente por uma proibição dos transportes fluvial e rodoviário, que tem como consequência um aumento dos custos das intervenções humanitárias.

-0- PANA AK/TBM/FK/TON 22set2015