Agência Panafricana de Notícias

UE concede 82 milhões de euros suplementares para AMISOM

Bruxelas, Bélgica (PANA) - A União Europeia (UE) decidiu oferecer 82 milhões de euros suplementares para a Missão da União Africana na Somália (AMISOM), que apoia as tropas governamentais somalís contra as milícias Shebab, indica um comunicado da UE transmitido quarta-feira à imprensa em Bruxelas.

Este fundo deverá permitir à AMISOM aumentar as suas tropas que devem passar dos 16 mil e 400 homens atuais para 17 mil e 731 conforme autorização da Organização das Nações Unidas (ONU), "para permitir à missão levar a bom porto o seu mandato".

Para a União Europeia, a eleição do Presidente somalí, Hassan Cheik Mohamoud, a adoção da Constituição provisória e a designação dos membros do novo Parlamento federal deverão contribuir para a estabilização da Somália e para o seu desenvolvimento.

Segundo o comunicado, a AMISOM assegura a proteção de infraestruturas chave como os edifícios públicos e o aeroporto internacional de Mogadíscio para permitir às novas instituições federais cumprir as suas tarefas.

A AMISOM garante ainda a implementação do Plano Nacional de Segurança e Estabilização, apoiando os esforços de desarmamento, facilitando ao mesmo tempo as operações humanitárias, nomeadamente o repatriamento dos refugiados e o regresso das pessoas deslocadas no interior do país.

-0- PANA AK/TBM/IBA/CJB/IZ 26set2012