Agência Panafricana de Notícias

UE concede 6 milhões de euros à sociedade civil da Guiné

Bruxelas, Bélgica (PANA) – A União Europeia (UE) vai desembolsar 6 milhões de euros para financiar os programas e as ações das organizações da sociedade civil na Guiné "para lhes permitir desempenhar um papel mais ativo na governação do país", soube-se de fonte oficial.

Segundo um comunicado da Comissão Europeia transmitido sexta-feira à imprensa em Bruxelas, estes créditos oriundos do 10º Fundo Europeu de Desenvolvimento (FED) serão desembolsados no quadro do programa de apoio à sociedade civil com uma duração de 4 anos.

Este financiamento foi decidido por causa do papel crucial desempenhado pelas organizações da sociedade civil para a proteção dos direitos humanos depois dos conflitos sociais, incluindo a repressão sangrenta duma manifestação pacífica de opositores à junta militar conduzida pelo capitão Moussa Dadis Camara entre 2007-2009.

Na sequência das sanções adotadas contra a Guiné, a UE limitou a cooperação com este país ao acompanhamento da transição democrática e ao fornecimento dum apoio direto à população guineense.

Segundo o comunicado, a União Europeia desembolsará os 139,9 milhões de euros reservados à Guiné a título do 10º FED depois das eleições legislativas previstas em setembro deste ano.

No quadro das eleições legislativas, uma importante missão de observação eleitoral da UE será desdobrada na Guiné.

-0- PANA AK/TBM/SOC/CJB/TON 31ago2013