Agência Panafricana de Notícias

UE concede 55 milhões de euros a favor de populações do Burundi

Bruxelas, Bélgica (PANA) – A União Europeia (UE) concedeu 55 milhões de euros a favor das populações do Burundi para o financiamento dos programas de ajuda nos domínios da saúde, da segurança alimentar e da nutrição, soube-se de fonte oficial.

Segundo um comunicado da Comissão Europeia, nestes creditos, 40 milhões de euros servirão para projetos de saúde e 15 milhões de euros para um programa rural e de nutrição.

O comunicado precisa que estes créditos serão geridos por ONG parceiras da UE e por agências internacionais de ajuda.

Depois de consultas políticas entre a UE e o Burundi a título do artigo 96 do Acordo de Cotonou, a UE decidiu suspender o apoio financeiro direto ao Governo do Burundi, mantendo o apoio à população burundesa. Mas se continua a esperar do lado europeu a retomada a termo da cooperação plena se o Burundi adotar medidas favoráveis a uma solução política da crise no país.

O programa de ajuda da UE visa apoiar a nutrição e o desenvolvimento rural sustentável, melhorando as condições de vida, e aumentando os meios de subsistência das famílias pelo desenvolvimento do acesso às sementes, aos adubos, aos equipamentos e à formação.

Quanto ao programa de apoio à saúde, este visa aumentar o acesso aos serviços de saúde nas províncias do Burundi, tendo como prioridade as mulheres grávidas.

-0-PANA AK/BEH/MAR/IZ 13maio2016