Agência Panafricana de Notícias

UE concede 300 milhões de euros à Tunísia

Bruxelas, Bélgica (PANA) – A União Europeia (UE) decidiu conceder uma ajuda financeira à Tunísia estimada em 30 milhões de euros, sob forma de empréstimos, indica um comunicado da Comissão Europeia transmitido esta segunda-feira à imprensa em Bruxelas.

Estes fundos estarão essencialmente reservados ao desenvolvimento das províncias tunisinas atualmente esquecidas.

Lembre-se que, no fim de semana passado, uma delegação da Assembleia Nacional Constitutiva (ANC) da Tunísia liderada pelo seu presidente, Mustapha Ben Jaafar, e integrada por sete deputados, manteve um encontro com os parlamentares europeus em Bruxelas.

Este contacto permitiu passar em revista o estado das relações euro-tunisinas e os meios de aprofundar os laços bilaterais em diferentes setores dos quais o comércio, a economia e o social.

Uma sessão da Associação Tunísia-UE será organizada em abril próximo em Bruxelas, para fixar os objetivos das iniciativas em curso visando fazer da Tunísia «uma parceria privilegiada » da UE, que possa beneficiar nomeadamente dum acordo de mobilidade com alívio das condições de acesso ao território europeu duma certa categoria da população tunisina.

-0- PANA AK/TBM/FK/IZ 17fev2014