Agência Panafricana de Notícias

UE concede 16,7 milhões de euros ao Togo para água e saneamento em zonas semi-urbanas

Lomé, Togo (PANA) – A União Europeia (UE), no quadro do seu projeto « Iniciativa ODM » concedeu ao Togo 16 milhões 700 mil euros (cerca de 11 biliões de francos CFA) para o apoio ao setor da água e saneamento na zona semi-urbana, constatou a PANA esta sexta-feira em Lome.

Este apoio increve-se no quadro da « Iniciativa ODM » destinada a «acelerar o apoio aos Objetivos de Desenvolvimento do Milénio », no que diz respeito ao setor da água e do saneamento que registou um atraso na sua realização, indica a UE.

Segundo um comunicado transmitido à imprensa no termo da assinatura do acordo, cerca de 200 mil pessoas de pelo menos 28 localidades da Província Marítima (sul do país) vão beneficiar da dotação de infraestruturas de abastecimento de água.

Além das infraestruturas de água potável, o financiamento vai permitir o reforço das capacidades dos atores encarregues do saneamento e da racionalização do quadro estratégico de intervenção nesta matéria.

Estão também previstas, no quadro deste projeto, a renovação do equipamento do Ministério da Água, Saneamento e Hidráulica Rural bem como a formação para a qualificação dos seus agentes e os da saúde sobre os mesmos assuntos.

-0- PANA FAA/TBM/FK/ DD 10maio2013