Agência Panafricana de Notícias

UE concede 145 milhões de euros de ajuda humanitária a 7 países do Sahel

Bruxelas, Bélgica (PANA) - O comissário europeu para a Ajuda Humanitáia de Emergência, Christos Stylianides, iniciou quinta-feira uma visita de trabalho ao Níger durante a qual ele anunciará a concessão duma ajuda humanitária de 145 milhões de euros a favor de sete países do Sahel, segundo fonte oficial.

Os países beneficiários são o Níger, o Burkina Faso, o Mali, a Mauritânia, o Senegal, o Tchad e os Camarões, precisou a fonte.

Antes de deixar Bruxelas, o comissário europeu declarou que esta ajuda humanitária permitirá fornecer cuidados nutricionais e de saúde alimentar às jovens crianças e às suas mães, água, material de saneamento e de higiene, bem como formação e apoio aos centros de saúde.

Estes fundos serão geridos por Organizações não Governamentais humanitárias parceiras da União Europeia (UE), repartidos em 15,3 milhões de euros para o Burkina Faso, dois milhões para os Camarões, 41 milhões para o Tchad, 17,5 milhões para o Mali, 10,7 milhões para a Mauritânia, 29 milhões para o Níger e 6,4 milhões para Senegal.

Esta ajuda humanitária deve servir para responder às necessidades imediatas, provocadas pelos conflitos e pela desnutrição aguda, e contribuir para o reforço da resiliência das populações mais vulneráveis, indicou ainda o comissário europeu.

-0- PANA AK/IS/FK/IZ 15julho2016