Agência Panafricana de Notícias

UE concede 13,5 milhões de euros para saúde no Zimbabwe

Bruxellas, Bélgica (PANA) - A União Europeia (UE) decidiu afetar 13,5 milhões de euros ao Fundo de Transição para a Saúde no Zimbabwe (HTF), um mecanismo internacional de gestão de todas as contribuições dos doadores para apoiar o Ministério zimbabweano da Saúde e Bem- Estar das Crianças, anuncia um comunicado da UE.

Estes créditos devem servir para financiar projetos que visam a realização dos Objetivos de Desenvolvimento do Milénio (ODM), incluindo o da redução em três quartos, entre 1990 e 2015, da taxa de mortalidade materna, indica o comunicado divulgado quarta-feira em Bruxelas.

Segundo a nota, este financiamento vai permitir contribuir de modo significativo para a redução da mortalidade materna e das crianças com menos de cinco anos de idade e para a supressão dos custos de acesso a cuidados para as crianças e as mulheres grávidas e aleitantes até 2015.

O HTF é gerido conjuntamente pelo Zimbabwe, pela OMS (Organização Mundial da Saúde), pelo UNICEF (Fundo das Nações Unidas para a Infância) e pelo FNUAP (Fundo das Nações Unidas para a População).

-0- PANA AK/JSG/CJB/IZ 25abril2012