Agência Panafricana de Notícias

UE assina acordo com União Africana contra violação de direitos humanos

Addis Abeba- Etiópia (PANA) -- A Comissão da União Europeia (UE) assinou um acordo com a União Africana (UA) relativo à luta contra a corrupção e a violação dos direitos humanos e a favor do reforço da ajuda aos deslocados nos países africanos, soube quinta-feira a PANA na sede da UA em Addis Abeba.
No quadro do novo acordo de cooperação assinado pelo presidente da Comissão Europeia, Jose Manuel Barroso, e pelo presidente da Comissão da UA, Jean Ping, as duas organizações intergovernamentais comprometem-se a lutar juntos contra a corrupção, a má governação e a violação dos direitos humanos.
O acordo assinado durante uma reunião de alto nível dos comissários das duas organizações em Addis Abeba, terça-feira, obriga ainda a UA a obter o compromisso político dos seus 53 Estados-membros sobre a necessidade de lutar contra a violação dos direitos humanos e a elaborar um plano de ação sobre a maneira de obter apoio político no quadro deste objetivo.
Na ocasião, o presidente da Comissão da UE sublinhou que a ajuda concedida pela UE a favor de diversos projetos em África, estimada em dois biliões e 400 milhões de euros, será doravante coordenada pela UA.