Agência Panafricana de Notícias

UE apela para nomeação de primeiro-ministro de consenso na Guiné-Bissau

Bruxelas , Bélgica (PANA) – A União Europeia (UE) apelou, quinta-feira, para a nomeação dum primeiro-ministro consensual na Guiné-Bissau, reiterando “o seu apoio aos esforços contínuos” da missão presidencial da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO).

Num comunicado do Serviço Europeu para a Ação Externa (SEAE) transmitido à imprensa, em Bruxelas, a UE sublinha a urgência de encontrar uma solução de resolução da crise na Guiné-Bissau.

Na nota, a UE diz-se pronta para apoiar esta solução, por considerar que o impasse político atual ameaça a estabilidade e o desenvolvimento deste país.

Para a União Europeia, a crise "pode ser ultrapassada pela nomeação rápida" dum primeiro-ministro consensual que todos os atores políticos chaves devem aceitar em conformidade com o Acordo de Conakry, concluído a 14 de outubro de 2015.

Este acordo visa implementar um roteiro que prevê, nomeadamente, a escolha dum primeiro-ministro consensual e a formação dum Governo inclusivo na Guiné-Bissau.

-0- PANA AK/BEH/FK/IZ 10nov2016