Agência Panafricana de Notícias

UE anuncia cimeira África sobre migração

Bruxelas, Bélgica (PANA) - A União Europeia (UE) vai organizar uma cimeira em novembro com a participação de países africanos para adotar novos planos destinados a melhor lutar contra as redes dos traficantes de seres humanos através do Mediterrâneo, a partir das costas líbias, anunciou a UE num comunicado divulgado domingo.

A cimeira vai decorrer na capital maltesa com a participação de alguns países dos quais, nomeadamente, os da origem da maioria dos migrantes, precisou a UE.

Segundo o comunicado, os países da União Europeia reconheceram, durante as suas anteriores reuniões, que as medidas tomadas até agora não foram suficientes para conter a migração clandestina, daí a necessidade de trabalhar juntos porque nenhum país da UE, sozinho, pode lutar eficazmente contra este fenómeno.

O comunicado insistiu na necessidade da adoção dum novo procedimento com uma maior participação dos países africanos ligados à migração, precisando que a UE vai trabalhar seriamente para impedir tragédias no Mediterrâneo.

A UE prevê igualmente triplicar os meios reservados à busca e ao salvamento no mar, acrescenta o comunicado que precisa que a Líbia é o mais importante país esperado na cimeira na medida em que as suas costas, totalmente incontroladas pelo Estado líbio, constituem o caminho mais fácil para chegar à Europa.

-0- PANA AD/IN/TBM/IBA/MAR/IZ 10ago2015