Agência Panafricana de Notícias

UA suspende Níger na sequência de golpe de Estado

Addis Abeba- Etiópia (PANA) -- O Conselho de Paz e Segurança (CSP) da União Africana (UA) condenou sexta-feira em Addis Abeba o golpe de Estado de 18 de Fevereiro no Níger e suspendeu o país até a restauração da ordem constitucional.
"Sancionamos o Níger conforme às leis vigentes.
Vamos prosseguir os nossos esforços para o ajudar a restaurar a ordem constitucional", disse o embaixador do Uganda junto da UA, Mull Sebujja Katende.
A UA reafirmou igualmente o seu apoio à Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), que suspendeu o Níger devido à organização do referendo constitucional, a 4 de Agosto passado, que permitiu ao Presidente Mamadou Tandja permanecer à frente do país até 2012 depois do fim do seu segundo mandato de cinco anos em Dezembro passado.
O comissário da UA para a Paz e Segurança, Ramtane Lamamra, disse que a organização continental vai prosseguir a sua mediação no Níger, apesar das sanções impostas contra o país.
Afirmou que o objectivo da UA continua a ser a restauração, sem tardar, da ordem constitucional no Níger onde uma Junta militar tomou o poder depois de destituir o Presidente Mamadou Tandja.
«Não podemos dictar aos Nigerino a via a seguir, no entanto a UA está a favor duma transição mais curta possível», acrescentou Lamamra.