Agência Panafricana de Notícias

UA suspende Mali após golpe de Estado no país

Addis-Abeba, Etiópia (PANA) – A União Africana (UA) suspendeu o Mali da sua organização na sequência do golpe de Estado que levou quinta-feira soldados insurgentes ao poder neste país.

"Se as coisas não se desenvolverem normalmente, a UA vai passar para o nível superior e aplicar sanções como o congelamento de bens e a proibição de viajar para os autores deste golpe", disse o presidente da Comissão da UA, Jean Ping, à imprensa no termo duma reunião sobre a crise no Mali.

Órgão supremo da UA, o Conselho de Paz e Segurança tomou esta decisão depois da condenação pela organização continental desta intentona.

Os militares arrebataram o poder com o pretexto da má gestão pelo Governo da rebelião tuaregue no norte do país.

O chefe dos golpistas, o capitão Amadou Sanogo, anunciou sexta-feira que os ministros detidos seráo sem tardar processados e que o Presidente, de que se desconhece o paradeiro, está são e salvo.

"A UA recebe informações contraditórias. Umas indicam que o Presidente se encontra numa embaixada em Bamako, outras dizem que está ainda sob a proteção das tropas governamentais. Creio que os golpistas não conseguiram convencer outros oficiais e generais a juntar-se o que não lhes permitiu controlar o Presidente", disse Ping.

-0- PANA OR/VAO/FJG/TBM/SOC/CJB/DD 24março2012