Agência Panafricana de Notícias

UA saúda papel de Angola para paz e estabilidade em África

Nova Iorque- Estados Unidos (PANA) -- O presidente da Comissão da União Africana (UA), Jean Ping, reconheceu o contributo de Angola nos esforços empreendidos pela organização continental a favor da paz e da estabilidade em África, soube-se quinta- feira de fonte oficial.
Segundo a Agência Angola Press (ANGOP), Jean Ping fez esta observação depois dum encontro com o secretário de Estado angolano para as Relações Exteriores, George Chicoty, em Nova Iorque, à margem da Cimeira da ONU sobre os Objetivos de Desenvolvimento do Milénio (ODM).
O diplomata gabonês sublinhou o fato de Angola ter respondido prontamente a uma recente solicitação da União Africana para ajudar a encontrar uma solução para a crise na Guiné-Bissau.
Disse que o encontro com George Chicoty se insere nas "muito boas relações com Angola" que vão "desde o Presidente José Eduardo dos Santos, até ao nível de ministros e embaixadores".
"Temos cooperado profundamente com Angola e nestes encontros falamos de todas as questões africanas" disse, realçando que África está confrontada neste momento com várias questões de paz e de segurança, nomeadamente na Somália, no Sudão, na Guiné-Bissau e na Côte d' Ivoire.
O encontro foi assistido pelos embaixadores de Angola nas Nações Unidas e junto da União Africana, Ismael Martins e Manuel Augusto, respectivamente, e pelo representante da União Africana junto da ONU, o Angolano Tete António.