Agência Panafricana de Notícias

UA saúda interesse africano pelo pacto sobre mudança climática

Addis Abeba- Etiópia (PANA) -- A União Africana (UA) congratulou-se com o nível de interesse de África pelas questões da mudança climática e da agricultura.
A comissária da UA para a Economia Rural e Agricultura, Rhoda Peace Tumusiime, afirmou que o interesse crescente pela mudança climática, em prelúdio a uma reunião sobre a mesma matéria, prevista para Dezembro peóximo em Cancun, no México, poderá ajudar África a obter grandes promessas, no tocante à assinatura, este ano, deste acordo sobre mudança climática.
"A Comissão da União Africana é encorajada pelo nível de entusiasmo mostrado por decisores públicos e peritos da mudanças climáticas e da agricultura", indicou Tumusiime durante um encontro de peritos reunidos em Addis Abeba, na Etiópia, para discutir sobre o mesmo assunto.
Os peritos reúnem-se para abordar as questões ligadas à segurança alimentar, à agricultura e à mudança climática.
"Estas questões podem ter consequências nefastas para nós se não forem geridas corretamente", ressaltou.
A conferência africana sobre a agricultura, a segurança alimentar e a mudança climática finda quarta-feira versou sobre a posição comum da África em prelúdio à cimeira de Cancun.
Entre os convidados do encontro figuram o Presidente etíope, Girma Wolde-Giorgis, a ministra neerlandesa da Agricultura, Natureza, Qualidade da Alimentação, Gerda Verburg, e o embaixador da Noruega para a Mudança Climática, Ole Kristian Holthe.