Agência Panafricana de Notícias

UA retoma mediação da crise ivoiriense

Abidjan, Côte d'Ivoire (PANA) – A mediação da União Africana (UA) na crise pós-eleitoral na Côte d'Ivoire retomou segunda-feira com a chegada a Abidjan do primeiro-ministro queniano, Raila Odinga, que se reuniu à noite com os dois protagonistas, Laurent Gbagbo e Alassane Ouattara, constatou a PANA.

No termo da audiência de mais de duas horas com Laurent Gbagbo, Presidente proclamado pelo Conselho Constitucional, o enviado da União Africana declarou à imprensa que teve « discussões muito úteis » e que notou « progressos ».

Odinga deslocou-se depois ao Golf Hotel, onde está refugiado, desde o início da crise pós-eleitoral, Alassane Ouattara, Presidente proclamado pela Comissão Eleitoral Independente (CEI) e apoiado pela comunidade internacional.

« Mantivemos discussões muito frutuosas com o Presidente Ouattara e sob reserva que algumas condições sejam cumpridas as discussões poderão continuar esta terça-feira », afirmou à imprensa.

Esta visita do primeiro-ministro queniano traduz a vontade da União Africana de encontrar uma solução pacífica para a crise, afastando o uso da força preconizada pela Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), organização da qual a Côte d'Ivoire é um dos 15 países membros.

-0- PANA GB/JSG/MAR/TON 18jan2011