Agência Panafricana de Notícias

UA reitera apoio a processo democrático na Líbia

Tripoli, Líbia (PANA) - O emissário da União Africana (UA), Dileita Mohamed Dileita, reafirmou quinta-feira em Tripoli ao primeiro-ministro líbio, Abdallah al-Theni, o apoio da organização continental ao processo democrático na Líbia e exprimiu a vontade dos países africanos de apoiá-lo até que recupere o seu lugar no continente.

Segundo o comunicado divulgado no site do Governo, o emissário africano foi informado pelo seu anfitrião sobre a situação geral prevalecente na Líbia.

Por seu turno, o primeiro-ministro líbio saudou a decisão da UA de nomear um emissário junto da Líbia que, segundo ele, traduz o interesse que concede às questões líbias.

Abdalla al-Theni explicou ao emissário da UA a situação na Líbia e o processo de transição democrática em curso coroado pelas eleições parlamentares de 25 de junho último.

Ele afirmou que a nova Líbia atribui "uma grande importância às suas relações com os países africanos e quer que estas relações sejam baseadas no respeito mútuo e na não ingerência nos assuntos internos dos outros países".

"A Líbia que foi um dos países fundadores da UA não pode abandonar o continente africano", acrescentou al-Theni.

-0- PANA BY/JSG/MAR/IZ 11julho2014