Agência Panafricana de Notícias

UA lança Centro de Desenvolvimento de Minas em África

Joanesburgo, África do Sul (PANA) – A União Africana (UA) vai lançar um Centro de Desenvolvimento de Minérios Africanos para permitir aos Governos africanos estarem melhor equipados para negociar melhores condições de exploração e a nível dos contratos.

Segundo um relatório divulgado no site Web da UA, esta medida segue-se à segunda edição de Indaba Junior, que é uma congregação de pequenas e médias empresas de minas.

« Graças ao Centro de Desenvolvimento de Minérios Africanos, o estado de espírito vai mundar e o valor acrescentado aos nossos recursos naturais vai passar de 15 porcento para pelo menos 30 porcento », declarou a presidente da Comissão da União Africana, Nkosazana Dlamini Zuma.

Ela precisou que o Centro facilitará igualmente a criação de pelo menos sete milhões de empregos no continente no primeiro ano da sua implementação.

Para implementar esta estratégia, disse Zuma, os setores das minas e da educação devem investir nas competências indispensáveis em particular as relativas aos domínios das ciências, da tecnologia, da engenharia e da matemática.

O Indaba termina quinta-feira no Country Club de Joanesburgo, situado em Auckland Park.

-0- PANA VAO/AKA/IS/MAR/IZ 2junho2016