Agência Panafricana de Notícias

UA homenageia vítimas do genocídio de 1994 contra Tutsis no Rwanda

Kigali, Rwanda (PANA) – Um minuto de silêncio foi observado  domingo, na sede da União Africana (UA), em Addis Abeba, capital etíope, em memória das mais de um milhão de vítimas do genocídio rwandês de 1994 contra os Tutsis, indica um comunicado oficial da UA transmitido à PANA, em Kigali.

Segundo a imprensa, este evento ocorrido às 09:30 horas locais foi da iniciativa do Departamento da Comissão da União Africana para os Assuntos Políticos (DPA), em colaboração com a Embaixada do Rwanda, na Etiópia, e missão permanente junto da UA.

"O objetivo geral desta comemoração anual é perpetuar a conscientização das populações africanas e da comunidade internacional sobre a importância e o  valor da vida e  da humanidade, e reafirmar o nosso compromisso coletivo para a proteção e a salvaguarda dos direitos humanos  fundamentais”, sublinha o comunicado.

No mesmo domingo, o Rwanda iniciou o lançamento da semana da comemoração do genocídio a decorrer oficialmente até 13 de abril corrente.

O massacre em causa seguiu-se a tiroteios misteriosos dirigidos contra o avião em que viajava o então Presidente do Rwanda,  Juvénal Habyarimana, quando se aproximava da capital rwandesa, Kigali, a 6 de abril de 1994.

A carnificina em massa que se seguiu  durou 100 dias, provocando mais de um milhão de vítimas, essencialmente da etnia Tutsi.

Este domingo, o Presidente Kagamé, na companhia da sua esposa, Jeanette Kagamé, deu início à semana das comemorações no Memorial do Genocídio, em Gisozi, onde ele depositou uma coroa de flores em homenagem e memória das vítimas do genocídio, na presença de vários chefes de Estado e de delegações oficiais provenientes do mundo inteiro.

Ele acendeu igualmente a chama da recordação que ficará acesa durante 100 dias do período de luto para simbolizar a coragem e a resiliência que os Rwandeses demonstraram após o genocídio.

Além disso, as atividades comemorativas deste ano estarão orientadas principalmente para os jovens, lembrando-lhes  o passado e ensinando-lhos

-0-  PANA TWA/RA/BAI/BEH/FK/iz  08abril2019