Agência Panafricana de Notícias

UA homenageia Umaru Yar'Adua e felicita Jonathan

Dar-es-Salaam- Tanzânia (PANA) -- Com a morte do Presidente Umaru Yar'Adua, a Nigéria e África perderam um dos seus filhos mais ilustres, e um militante dedicado à unidade e ao bem-estar de todos os povos do continente, declarou o presidente da Comissão da União Africana (UA), Jean Ping.
Ping apresentou as suas sentidas condolências à Missão Permanente da República Federal da Nigéria junto da União Africana, e pediu ao embaixador nigeriano para as transmitir ao Governo e ao povo "deste grande país irmão africano".
Além disso, Ping instou toda África a rezar pelo repouso da alma do falecido Presidente Yar'Adua e pelo apaziguamento dos corações da sua família e de toda a população da Nigéria.
Lembrou o "génio, a sabedoria e a energia com os quais o Presidente Yar'Adua presidiu, a 29 de Outubro de 2009, na capital federal da Nigéria, Abuja, à 270ª reunião do Conselho de Paz e Segurança (CPS), que tomou decisões históricas sobre a situação no Sudão, com a adopção do Relatório e das recomendações do Painel de Alto Nível da UA sobre Darfur".
Nesta mesma ocasião, o CPS tomou decisões sobre a situação na Guiné-Bissau e no Níger que, segundo Ping, "contribuíram para acelerar a busca de soluções para as crises nos dois países".
Ele lembrou igualmente a cimeira da UA em Julho de 2008 em Charm-el-Cheikh, no Egipto, presidido pelo Presidente nigeriano.
Por outro lado, o presidente da Comissão da UA endereçou as suas "calorosas felicitações e os seus melhores votos" ao novo Presidente da Nigéria, Goodluck Jonathan, que prestou juramento quinta-feira.