Agência Panafricana de Notícias

UA felicita Doumbouya pela sua eleição à frente da Guiné Conackry

Ouagadougou, Burkina Faso (PANA) - O presidente da Comissão da União Africana (CUA), Mahamoud Ali Youssouf, apresentou as suas “calorosas felicitações” ao Presidente recém-eleito da República da Guiné Conackry, o general Mamadi Doumbouya, soube a PANA de fonte oficial.

Num comunicado publicado terça-feira, Youssouf saudou a maturidade do povo guineense que votou em paz e com serenidade, uma postura, a seu ver, traduz um real empenho dos cidadãos no processo eleitoral.

Felicitou os atores nacionais do processo, referindo aos órgãos de gestão das eleições. aos candidatos, partidos e coligações que participaram.

Os seus parabéns são extensivos ao Governo, às organizações da sociedade civil, bem como aos parceiros técnicos e financeiros, pela sua liderança, o seu sentido de responsabilidade e acompanhamento, entre outras coisas que contribuíram para a boa realização do escrutínio, em conformidade com os padrões internacionais pertinentes e o quadro legal nacional.

O documento sublinha que o presidente da CUA, tendo em cota o caminho percorrido pela República da Guiné Conackry, desde o advento da transição em 2021, exorta a UA e a Comunidade Internacional a fazer uma avaliação da situação naquele país e perspetivar o levantamento de sanções impostas ao seu favor a fim de que sejam criadas condições favoráveis à implementação do roteiro com vista à  refundação do Estado e à sua modernização para o bem-estar do povo guineense.

Youssouf aludia ao golpe de Estado de 5 de dezembro de 2021 contra o então Presidente da República, Alpha Condé, protagonizado pelo então coronel Mamady Doumbouya.

Renovou por isso a sua total disponibilidade e a da UA para prosseguir com todo apoio à República da Guiné com vista a um regresso rápido à ordem constitucional, à consolidação da democracia e do Estado de Direito, bem como da unidade nacioonal e da estabilidade, garante, no seu entender, de um desenvolvimento sustentável no país.

Aconselhou a todas as partes envolvidas a privilegiarem o diálogo e a concertação e recorrerem às vias legais em todas as circunstâncias a fim de resolverem eventuais diferendos e concluírem o processo em curso com a organização das eleições legislativas, senatoriais e locais inclusivas e apaziguadas", lê-se no comunicado.

O general Mamadi Doumbouya obteve a sua vitória logo depois da primeira volta do escrutínio em dezembro de 2025, com 86,72 por cento dos sufrágios expressos, de acordo com a proclamação dos resultados definitivos, a 4 de janeiro de 2026, pelo Tribunal Supremo.

A sua investidura terá lugar a 17 de janeiro corrente, anuniciou terça-feira última a Presidência Guineense.

-0- PANA TNDD/IS/DD 06jan2025