Agência Panafricana de Notícias

UA exorta emissário da ONU a aumentar cooperação na gestão da crise líbia

Trípoli, Líbia (PANA) - A União Africana (UA) apelou ao representante especial do Secretário-Geral da ONU e chefe da Missão de Apoio das Nações Unidas na Líbia (MANUL), Ghassan Salamé, para desenvolver uma cooperação mais estreita com a UA na gestão da crise líbia.

Num apelo feito sábado, véspera da 32ª cimeira da organização continental, em Addis Ababa (Etiópia), o comissário para Paz e Segurança da União Africana, Ismail Chergui, afirmou à imprensa ser essencial que Ghassan Salamé coopere melhor com os Africanos.

Por outro lado, o grupo de alto nível da União Africana sobre a Líbia iniciou uma reunião na capital etíope antes da 32ª cimeira da UA.

"Em Addis Abeba, com o Secretário-Geral para discutir com os vizinhos da Líbia, a fim de respeitar a sua soberania e parar de interferir nos seus assuntos internos. África pode contribuir muito para a estabilidade da Líbia no interesse de todos", escreveu Salamé num tweet.

Lembre-se que o Plano de Ação do enviado da ONU na Líbia, Ghassan Salamé, está num impasse devido a divergências entre os protagonistas que impediram a realização da Conferência Nacional Inclusiva, agendada para o início de janeiro.

Os outros pontos do Plano dizem respeito à organização das eleições parlamentares, ao referendo sobre a Constituição e às eleições presidenciais antes do final de 2019.

Mas cabe à Conferência Inclusiva fixar o calendário dessa agenda eleitoral de maneira consensual.

-0- PANA BY/DIM/IZ 09fev2019