Agência Panafricana de Notícias

UA e UE advogam aplicação completa de acordo de paz sobre Grandes Lagos

Addis Abeba, Etiópia (PANA) - O Conselho de Paz e Segurança (CSP) da União Africana (UA) e a Comissão Política e Segurança da União Europeia (UE) lançaram um apelo a favor duma aplicação total do acordo-quadro para a paz, segurança e cooperação na República Democrática do Congo (RDC) e na região dos Grandes Lagos, assinado a 24 de fevereiro de 2013.

Exortando todas as partes na região a garantirem o respeito pelos direitos humanos e uma luta efetiva contra a impunidade, as duas instâncias continentais exprimiram as suas preocupações sobre a ausência de progressos nas negociações entre a RD Congo e o grupo rebelde M23 em Kampala, no Uganda, instando consequwentemente as duas partes a voltarem à mesa das negociações com o objetivo de alcançar um acordo.

Num comunicado divulgado em Addis Abeba, depois da reunião mista consultiva, o CPS da UA e o seu homólogo europeu exprimiram as suas preocupações sobre a situação instável no leste da RD Congo, sobretudo na conturbada província de Kivu-Norte.

Saudaram no entanto a renovação do mandato da Missão das Nações Unidas para a Estabilização na RD Congo (MONUSCO), que agrupa agora uma brigada de intervenção, considerando que isto vai melhorar a situação na região.

A reunião felicitou depois os países fornecedores de tropas a favor da brigada de intervenção, nomeadamente a Tanzânia, a África do Sul e o Malawi.

-0- PANA AR/SEG/ASA/TBM/SOC/MAR/DD 13junho2013