Agência Panafricana de Notícias

UA defende reformas justas no Egipto

Addis Abeba, Etiópia (PANA) – A União Africana (UA) apelou esta sexta feira para "reformas justas" no Egipto onde os manifestantes continuam a reclamar desde há alguns dias pela demissão do Presidente egípcio Hosni Mubarak, no poder desde há 30 anos.

Num comunicado divulgado em Addis Abeba , a capital da Etiópia, o presidente da Comissão da UA (CUA), Jean Ping, exprimiu a sua pena face ao prosseguimento das manifestações violentas.

Ele afirmou que as autoridades egípcias devem introduzir reformas justas e responder às necessidades dos manifestantes, exprimindo ao mesmo tempo a sua preocupação face às manifestações violentas e às perdas de vidas humanas.

"O presidente da CUA sublinhou a necessidade para todas as partes em causa de demonstrar o máximo de moderação e trabalhar, através do diálogo, para a busca duma solução consensual para esta situação", lê-se no comunicado.

Ping apelou igualmente a todos os atores políticos para colocarem o interesse do país acima de qualquer outra consideração e trabalhar para uma resolução rápida da crise por meios exclusivamente pacíficos.

-0- PANA AO/SEG/NFB/AAS/FK/DD 04fev2011