Agência Panafricana de Notícias

UA defende reforço da cooperação afro-árabe

Tripoli- Líbia (PANA) -- A comissária da União Africana (UA) para as Infraestruturas, Ilham Ibrahim, sublinhou que a organização panafricana atribui uma grande importância à ativação da cooperação afro-árabe em todos os domínios, nomeadamente em matéria de segurança alimentar, de desenvolvimento de infraestruturas, de energia e de gestão dos recursos hidráulicos e humanos.
Falando sábado em Tripoli, na sessão inaugural do fórum de alto nível sobre os meios de consolidar a cooperação árabo-africana, Ilham Ibrahim sublinhou a importância das relações comerciais e de investimento entre os países africanos e árabes para acelerar o seu desenvolvimento socioeconómico.
A comissária da União Africana para as Infraestruturas acrescentou que a aceleração do ritmo do desenvolvimento das relações comerciais entre os dois espaços que representam um mercado de cerca de um bilião e 200 milhões de indivíduos e dispõem de importantes potencialidades económicas.
Ilham Ibrahim afirmou igualmente que a exploração dos recursos das regiões africana e árabe poderá diminuir a gravidade da pobreza, resolver os conflitos políticos, melhorar a vida das populações e promover um desenvolvimento sustentável.
Neste sentido, é indispensável uma estratégia económica regional executada e supervisionada por instituições competentes, com o objetivo de promover o desenvolvimento através da troca de produtos e serviços e da proteção do ambiente, acrescentou a representante da UA.
Ela defendeu o aumento do volume dos intercâmbios comerciais e do investimento entre África e o mundo árabe e apelou aos investidores árabes para se orientar para o continente africano, sobretudo após a crise financeira e económica mundial, devido à taxa elevada de lucros registada pelo continente no domínio dos investimentos estrangeiros.
O fórum, organizado conjuntamente pelo Secretariado Geral pela Liga Árabe (LA), pela Comissão da União Africana (CUA), pelo Banco Árabe para o Desenvolvimento Económico em África (BADEA) e pelo Governo líbio, realiza-se em prelúdio à segunda Cimeira Árabo-Africana prevista para 10 de Outubro próximo na Líbia.