Agência Panafricana de Notícias

UA condena tentativa de desestabilização no Tchad

Kigali, Rwanda (PANA) – A presidente da Comissão da União Africana (UA), Nkosazana Dlamini-Zuma, manifestou a sua preocupação pela tentativa de desestabilização contra as instituições tchadianas, segundo um comunicado transmitido esta sexta-feira à PANA em Kigali.

De acordo com o comunicado, a presidente da Comissão da UA condena com firmeza esta tentativa de desestabilização.

« Esta situação acontece numa altura em que o Tchad está a envidar esforços intensos para promover o seu desenvolvimento socioeconómico e facilitar o diálogo político, através da instalação de estruturas de concertação entre todos os atores interessados, a fim de aprofundar o processo democrático », indica o comunicado.

Ele lembra a posição de princípio da UA sobre as mudanças anticonstitucionais de governos e o recurso à violência armada para fazer valer reivindicações políticas.

Por outro lado, o comunicado saúda os esforços em curso do Governo tchadiano tanto no plano do desenvolvimento como no da promoção do diálogo político.

A UA reitera nomeadamente a profunda apreciação da contribuição notável do Tchad à Missão Internacional de Apoio ao Mali sob a liderança africana (MISMA) e sublinha os sacrifícios enormes consentidos neste quadro, segundo a mesma fonte.

-0- PANA TWA/AAS/IBA/FK/IZ 03maio2013