Agência Panafricana de Notícias

UA assiste vítimas de catástrofes no Burundi e no Uganda

Addis Abeba- Etiópia (PANA) -- A União Africana (UA) disponibilizou 500 mil dólares americanos para assistir as vítimas do recente desabamento de terra que fez 350 mortos no Uganda tendo deslocado 700 famílias.
A organização panafricana previu também uma ajuda de 200 mil dólares americanos aàs vítimas da seca no Burundi.
U, painel de embaixadores acreditados na UA, a sub- comissão do Comité dos Responsáveias Permanentes (COREP), declarou sexta-feira ter disponibilizado uma subvenção de 500 mil dólares americanos para apoiar os esforços de reconstrução e de compra de víveres.
Esta quantia servirá para aliviar os sofrimentos dos sobreviventes do desabamento de terra que desvastou Bududa, no leste do Uganda.
A sub-comissão do COREP sobre o Fundo Especial de Emergência contra a Seca e Fome em África reuniu-se na sua 15ª sessão extraordinária em Addis Abeba, na Etiópia.
Ela decidiu nessa ocasião conceder ao governo do Burundi uma subvenção no quadro da ajuda alimentar de 200 mil dólares americanos a fim de aliviar os sofrimentos de 14 mil 600 famílias em Bugabira e Busonu, afectadas pela seca e a fome crónicas.
A sub-comissão do COREP apresentou as suas mais sinceiras condolências aos governos e povos dos paises, convidando os Estados membros da UA, organizações regionais e internacionais, bem como doadores de fundos e a comunidade internacional a darem o seu apoio financeiro e material aos governos do Burundi e do Uganda a fim de que estes últimos possam fazer face às situações críticas nos seus respectivos territórios, lê- se num comunicado do COREP.