Agência Panafricana de Notícias

UA apoia candidatura da Líbia no Conselho dos Direitos Humanos para 2020-2022

Tripoli, Líbia (PANA) - O Conselho Executivo da União Africana (UA) aprovou a candidatura da Líbia ao Conselho dos Direitos Humanos das Nações Unidas para o período 2020-2022, indicou quarta-feira um comunicado do ministério líbio dos Negócios Estrangeiros.

"A candidatura da Líbia é uma etapa fundamental e importante para ser eleita no Conselho dos Direitos Humanos a decorrer durante a Assembleia Geral das Nações Unidas, em outubro de 2019", lê-se na nota.

Este apoio da UA ocorreu à margem das reuniões da 32.ª Cimeira Ordinária organizada de 10 a 11 de fevereiro corrente em Addis Abeba, na Etiópia, e que defendeu a organização, em julho próximo, duma Conferência Nacional de Reconciliação na Líbia e eleições três meses mais tarde.

O Conselho dos Direitos Humanos é um órgão inter-governamental no seio do sistema das Nações Unidas, que apoia e promove os direitos humanos no mundo.

A estrutura é igualmente encarregue de tratar e formular recomendações nos casos de violação dos direitos humanos.

Criado a 15 de março de 2006, o Conselho dos Direitos Humanos das Nações Unidas reúne-se na sede da Organização das Nações Unidas (ONU) em Genebra, na Suíça, e compreende 47 Estados membros eleitos pela Assembleia Geral da ONU.

-0- PANA BY/JSG/MAR/DD 13fev2019