Agência Panafricana de Notícias

UA aconselha aos Ivoirienses a estarem calmos

Addis Abeba- Etiópia (PANA) -- O presidente da Comissão da União Africana (CUA), Jean Ping, convidou terça-feira em Addis Abeba os principais políticos ivoirienses a ficarem calmos e aceitarem os resultados da eleição presidencial de domingo último que qualificou de "etapa histórica".
"Trata-se, sem sombra de dúvida, de um voto histórico que marca uma etapa crucial no processo de saída de crise na Côte d'Ivoire", declarou Ping citado num comunicado publicado na capital etíope.
Ele congratulou-se com o desenrolamento do escrutínio presidencial realizado "num clima de paz e serenidade".
O presidente da CUA convidou os eleitores e os partidos políticos a aceitarem os resultados deste escrutínio tais como serão anunciados pela Comissão Eleitoral Nacional Independente (CENI), a única instituição com poder de proclamar os resultados eleitorais.
"Se houver objeções, os partidos deverão recorrer aos tribunais como meio de resolveer eventuais diferendos eleitorais", aconselhou o diplomata gabonês ao serviço da UA.
Ele aproveitou a oportunidade para felicitar os eleitores pela sua participação nesta eleição, afirmando que "isto demonstra o seu compromisso para com a democracia".
Ping parabenizou igualmente os partidos políticos e seus líderes, "cujo compromisso, determinação e sentido de responsabilidade possibilitaram" a organização deste escrutínio.
Ele sublinhou a contribuição ativa da UA para o processo de saída de crise na Côte d'Ivoire, nomeadamente o envio da sua missão de observação para supervisionar a eleição.
"Vamos continuar a dar um apoio às múltiplas facetas, aos esforços das partes ivoirienses destinados a consolidar e manter os progressos realizados em matéria de paz, estabilidade e democracia", garantiu o presidente da CUA.