Agência Panafricana de Notícias

Turquia envia víveres e medicamentos às populações do norte do Mali

Bamako, Mali (PANA) - A Fundação dos Assuntos Religiosos da Turquia (FART), em parceria com a cooperação turca, entregou ao Mali 164 toneladas de víveres e duas toneladas de medicamentos, no valor de mais de 100 milhões de francos CFA (um dólar equivale a cerca de 530 francos CFA) destinados às populações do norte do Mali, uma região ocupada há mais de quatro meses por grupos islamitas armados e rebeldes tuaregues.

A doação, constituída por arroz, milho, açúcar, leite e medicamentos, destina-se essencialmente às populações que fugiram o conflito no norte do Mali.

Segundo estatísticas, mais de 250 mil Malianos do norte refugiaram-se nos países vizinhos (Níger, Mauritânia, Burkina Faso) e mais de 160 mil deslocaram-se para as outras cidades do sul do país.

Uma missão da FART e da empresa turca Basbakanlik esteve, em julho passado, no Mali para medir a amplitude da crise que atravessa este país desde o golpe de Estado de 22 de março último, seguido da ocupação do norte do país por grupos armados.

-0- PANA GT/JSG/MAR/IZ 16agosto2012