Agência Panafricana de Notícias

Turquia e Burkina Faso querem reforçar suas relações bilaterais

Ouagadougou, Burkina Faso (PANA)  - O Presidente do Burkina Faso, Roch Marc Christian Kaboré, encontrou-se quinta-feira  à noite, em Ouagadougou, com o ministro turco da Agricultura, Bekir Pakdemirli, para analisar a consolidação das relações entre os dois países.

"O Presidente do Burkina Faso e nós decidimos reunir  um clima necessário para o investimento  e o comércio”, declarou Bekir Paldemirli, num comunicado da Presidência do Burkina burkinabe publicado esta sexta-feira.

Para o governante turco, o fórum de negócios que terminou com a reunião da Comissão Mista tem uma grande importância, e deverá oferecer oportunidades de negócios e de investimentos para os dois países, daí a necessidade de trabalhar para dinamizar “as relações económicas bem como os investimentos bilaterais”.

Pakdemirli  também falou da assinatura de acordos entre o Burkina Faso e a Turquia, nos domínios da saúde, do comércio, da cultura, do turismo, da educação e da agricultura, segundo a nota.

A agricultura constitui, segundo o responsável turco, um domínio em que a Turquia ocupa a primeira posição na Europa pelo seu Produto Interno Bruto (PIB). “ Nós pretendemos interagir com os Burkinabes para partilhar a nossa experiência neste domínio”, acrescentou.

As relações entre o Burkina Faso e a Turquia existem há 15 anos e precisam de ser redinamizadas, segundo Bekir Pakdemirli, para quem “apesar da distância geográfica, os nossos dois países vão doravante estar mais próximos e isso até à próxima reunião da Comissão Mista em Ankara, na Turquia, para melhor avaliar a evolução dos acordos assinados”, concluiu o ministro turco da Agricultura.

-0- PANA TNDD/TBM/FK/IZ 4out2019