Agência Panafricana de Notícias

Tunisinos preocupados com repercussões do projeto orçamental 2014 sobre poder de compra

Túnis, Tunísia (PANA) – A Organização tunisina de Defesa do Consumidor (ODC) diz-se preocupado com o projeto de orçamento do Estado de 2014 e com as suas repercussões sobre o poder de compra dos cidadãos, indicou um membro da organização, Mohamed al-Bakaoui.

Durante uma conferência de imprensa, sexta-feira, Mohamed al-Bakaoui afirmou que a Tunísia deve pagar uma dívida de quatro mil e 600 milhões de dinares (cerca de dois biliões e 800 milhões de dólares americanos) em 2014, enquanto apenas duas mil estruturas conseguiram pagar impostos.

Indicou que 300 mil comerciantes, industriais e fornecedores de serviços não conseguiram pagar os seus impostos, ao lado da cumulação das dívidas pendentes a pagar às empresas e pessoas estimadas em quatro mil milhões de dinares (cerc de dois biliões e 500 milhões de dólares americanos).

A ODC indicou que a aplicação da lei sobre a alta dos preços dos hidrocarbonetos e sobre a supressão do subsídio a favor do cimento vai implicar o aumento da inflação e favorecer a existência de mercados paralelos e o fenómeno de tráficos.

-0- PANA AD/IN/AAS/SOC/CJB/DD 28dez2013