Agência Panafricana de Notícias

Tunísia reitera apoio à solução política na Líbia

Túnis, Tunísia (PANA) -  O ministro tunisino dos Negócios Estrangeiros, Khémais Jhinaoui, reafirmou sexta-feira o apoio  do seu país a uma resolução política da crise líbia, sublinhando que “a única solução na Líbia deve ser interlíbia”.

Numa declaração à imprensa depois de um encontro, em Túnis, com o seu homólogo líbio, Mohamed Tahar Siala, Jhinaoui afirmou que a Tunísia tem “um dever moral e um dever de vizinhança para fazer cessar os combates na Líbia e pôr termo à crise que vive há anos”.

"O que importa para a Tunísia é que a segurança e a estabilidade se instauram na Líbia, condição sine qua non para que os Líbios se orientem para uma solução política”, acrescentou.

Durante a sua reunião com Siala, o chefe da diplomacia tunisina reiterou o seu apelo para o fim dos combates na Líbia, segundo um comunicado do Ministério tunisino dos Negócios Estrangeiros.

Defendeu "a continuação da iniciativa do defunto Béji Caid Essebsi para ajudar os protagonistas líbios a ultrapassar os seus diferendos e alcançar uma solução através de concertações políticas”.

Relativamente às relações bilaterais, o ministro apelou para o relançamento das relações tunisino-líbias em diferentes domínios e o pagamento de atrasados a favor de clínicas privadas e algumas empresas tunisinas".

-0- PANA  BB/TBM/MAR/IZ  24ago2019