Agência Panafricana de Notícias

Tunísia receia segunda vaga de infeções de coronavírus

Túnis, Tunísia (PANA) - Os casos da covid-19 aumentaram significativamente, na Tunísia, nos últimos dias, em comparação com o início da pandemia, suscitando a preocupação das autoridades que receiam uma segunda vaga nas próximas semanas.

Na quinta-feira, o Ministério tunisino da Saúde anunciou 41 novas contaminações, incluindo sete  locais, o que eleva o número total de pessoas infetadas para 1.642.

Os 41 novos casos, que incluem sete locais e 35 importados, resultaram de análises laboratoriais efetuadas em  1.475 amostras.

O balanço global é assim de 1.241 recuperações, 51 mortes e 350 pessoas ainda portadoras do vírus, incluindo 10 hospitalizadas, indica o Ministério.

Para conter a propagação do vírus, o Governo  decidiu tornar obrigatório o uso de máscaras de proteção em certos locais públicos, a seram determinados em breve pelo Ministério da Saúde.

Além disso, foram tomadas medidas rigorosas de controlo no aeroporto de Túnis, onde 26 agentes foram contaminados após a abertura das fronteiras aéreas.

A Tunísia permaneceu 10 dias após o desconfinamento sem novas contaminações, mas bastou reabrir as fronteiras marítimas e aéreas, em 27 de junho último, para ver os casos de transmissão do vírus progredir.

O primeiro-ministro cessante, Elyes Fakhfakh, reafirmou a vontade do Governo de intensificar as campanhas de sensibilização à necessidade de medidas preventivas contra a propagação do corovnavírus e aumentar a vigilância sobre a evolução da situação sanitária, em relação às contaminações transimitidas por viajantes.

-0- PANA BB/BEH/DIM/IZ 07agosto2020