Agência Panafricana de Notícias

Tunísia realiza conferência sobre desafios da transição económica e política no país

Túnis, Tunísia (PANA) – O êxito duma transição económica na Tunísia é condicionado por custos baixos e lucros elevados, afirmou segunda-feira em Túnis o ministro tunisino do Desenvolvimento Regional, Abderrazak Zouari.

Falando durante a cerimónia de abertura duma conferência sobre a transição económica na Tunísia, Zouari garantiu que estes benefícios devem ser largamente superiores aos custos resultantes da vida política e institucional, da segurança bem como à realização de vantagens ligadas à boa governação.

« A política regional adotada pelo país visa reforçar as formas democráticas de participação dos cidadãos nas políticas de desenvolvimento, contribuir para construir uma sociedade civil democrática e desconcentrar o poder do Estado », declarou.

O governante tunisino sublinhou que o objetivo do Governo provisório é atrair no máximo investimentos nacionais e estrangeiros para localidades desfavorecidas através da melhoria das infraestruturas, das redes de telecomunicação, das estradas, dos caminhos-de-ferro e outros.

Ele propôs três medidas que consistem em melhorar o quadro das atividades económicas, ligar as zonas afastadas às localidades avançadas e encorajar o crescimento económico local para reduzir as disparidades geográficas.

A conferência de dois dias é organizada pela Associação dos Economistas Tunisinos (ASECTU).

O presidente da Associação dos Economistas Tunisinos (ASECTU), Mohamed Haddar, sublinhou que o objetivo da transição económica é passar duma economia marcada pela corrupção e pela sub-contratação para uma economia de inovação por meio das ações urgentes e das reformas estruturais a médio prazo.

O objetivo deste encontro, organizado pela ASECTU, é sensibilizar ao papel da transição económica no êxito da transição política, disse.

Ele permite debater vários temas relativos à transição democrática e às condições necessárias para garantir as bases da democracia e do crescimento económico, de acordo com Haddar.

-0- PANA FA/BY/AAS/FK/DD 03maio2011