Agência Panafricana de Notícias

Tunísia perde $ 4,05 biliões devido à evasão fiscal, diz perito

Túnis, Tunísia (PANA) – A evasão fiscal faz perder à Tunísia 50 porcento da totalidade das receitas fiscais, ou seja 12 biliões de dinares tunisinos (4,5 biliões de dólares americanos), indicou no fim de semana passado o magistrado do Conselho Nacional Tunisino da Fiscalidade, Mohamed Salah Ayari.

As medidas tomadas para a luta contra a evasão fiscal no quadro da lei das finanças de 2019 são insuficientes, acrescentou Ayari, afirmando que a lei não reflete as reformas fiscais que deve empreender o Governo.

Esta lei foi preparada nas câmaras fechadas e tem em conta considerações eleitoralistas para 2019 porque as medidas não melhoraram as condições sociais e económicas do país, deplorou o responsável fiscal.

A adoção desta lei foi feita num contexto de divergências e não teve a unanimidade no interior dos grupos parlamentares, e 70 deputados apresentaram um recurso contra vários artigos do texto, como o 34 relativo ao levantamento da confidencialidade profissional.

As profissões liberais defendem ferenhamente a manutenção da confidencialidade profissional, enquanto o Governo afirma que o seu levantamento visa lutar contra o branqueamento de dinheiro e a evasão fiscal.

Para Ayari, o levantamento da confidencialidade profissional nas profissões liberais não está conforme a realidade tunisina, sobretudo quando se sabe que ele foi decidido sob pressões da União Europeia (UE).

-0- PANA YY/IN/TBM/FK/DD 24dez2018