Agência Panafricana de Notícias

Tunísia opõe-se ao uso de seu território por militares turcos rumo à Líbia

Túnis, Tunísia (PANA) – A Tunísia rejeitou um pedido formulado pela Turquia para permitir às forças turcas transitarem pelo seu território com destino à Líbia, anunciou terça-feira a  primeira conselheira do Presidente tunisino encarregue da Informação e Comunicação, Rachida Ennaifer.

Numa declaração à imprensa, Ennaifer afirmou que o Presidente turco, Reccep Tayyip Erdogan, tinha pedido ao seu homólogo tunisino, Kais Saied, para apoiar a Turquia relativamente ao transporte de material a fim de permitir às forças turcas transitarem pela Tunísia, rumo à Líbia.

Segundo ela, o pedido turco foi formulado durante uma visita efetuada por Erdogan à Tunísia, em finais de dezembro último.

De facto, Erdogan pediu a utilização do território tunisino e seus espaços aéreo e marítimo para uma intervenção militar na Líbia, acrescentou Rachida Ennaifer, afirmando no entanto que o Presidente Kais Saied tinha rejeitou o pedido do seu homólogo turco.

Segundo ela, Erdogan ficou frustrado porque o seu pedido foi rejeitado.

Vários partidos políticos, organizações sindicais e a sociedade civil protestaram fortemente contra a visita do Presidente turco à Tunísia.

Também exigiram do Presidente tunisino para dar a verdadeira versão da sua conversa com o Presidente Erdogan ao povo tunisi.

Afirmaram a sua rejeição total duma intervenção militar da Turquia na Líbia.

-0- PANA YY/IN/IS/MAR 20janeiro2020