Agência Panafricana de Notícias

Tunísia levanta imunidade de ex-ministro do Interior Mohamed Najem Gharsalli

Túnis, Tunísia (PANA) – A imunidade judicial do magistrado Mohamed Najem Gharsalli, antigo ministro tunisino do Interior e embaixador em Marrocos, foi levantada terça-feira pelo Conselho Superior da Magistratura (CSM), anunciou quarta-feira o seu porta-voz oficial, Imed Khaskhoussi.

Em dezembro último, a Justiça Militar pediu ao Conselho para levantar a imunidade de Mohamed Najem Gharsalli, ouvido pelo Tribunal Militar como testemunha « no quadro do caso de atentado contra a segurança externa do Estado » e no qual está implicado o empresário Chafik Jarraya, atualmente em prisão.

Em outubro de 2017, Gharsalli foi demitido das suas funções de embaixador da Tunísia no reino de Marrocos, sem que nenhuma razão fosse dada sobre esta decisão.

O Tribunal Militar de Túnis decidiu, em maio último, diligenciar um inquérito contra Jarraya por «atentado contra a segurança do Estado, traição e inteligência com uma potência estrangeira em tempo de paz ».

O homem negócio Chafik Jarraya é suspeito de corrupção, segundo vários artigos publicados pelos órgãos de comunicação locais.

Mohamed Najem Gharsalli ocupou o posto de ministro do Interior no Governo do ex-primeiro-ministro Habib Essid (2015-2016), e foi demitido das suas funções durante uma remodelação ministeral em janeiro de 2016, lembre-se.

-0- PANA YY/IN/JSG/SOC/FK/IZ 04jan2018