Agência Panafricana de Notícias

Tunísia lança plano de luta contra terrorismo

Túnis, Tunísia (PANA) - O primeiro-ministro tunisino, Habid Essid, anunciou, quinta-feira em Bruxelas, o lançamento pela Tunísia dum importante plano para a segurança nacional que visa lutar contra o terrorismo.

Essid, que falava diante do Parlamento Europeu em Bruxelas, precisou que a Tunísia vai tomar as medidas necessárias para fazer face ao terrorismo e garantir a segurança dos seus cidadãos e dos seus visitantes.

Ele reafirmou a determinação da Tunísia a lutar contra o extremismo e o terrorismo através dum plano visando reforçar as capacidades das forças de segurança interna e do Exército, bem como os serviços de informações.

A crise na Líbia tem consequências diretas sobre a situação de segurança na Tunísia, disse o primeiro-ministro, apelando para uma solução política entre as partes em conflito neste país vizinho.

Ele indicou que os autores do ataque contra o Museu do Bardo, em março passado, receberam formação na Líbia onde aprenderam o uso das armas.

Falando da situação económica do seu país, o chefe do Governo tunisino anunciou a organização, no fim deste ano, duma conferência internacional em Túnis sobre o financiamento dos projetos de desenvolvimento, nomeadamente nas regiões marginalizadas.

-0- PANA AD/IN/IS/MAR/TON 29maio2015